BRINCADEIRAS PARA DIAS FRIOS

Por Hoje para Jantar

Os dias frios vieram para ficar mas para quem tem crianças isto não pode ser desculpa para não haver brincadeira.

A lareira acesa dá o conforto que é preciso e as salas de estar ganham outra vida transformando-se em autênticos parques de diversão. Por vezes falta a imaginação para entreter os mais pequenos mas basta pensarmos um pouco no que fazíamos quando eramos crianças que de certeza vêm à memória muitos momentos bons e divertidos, longe de tudo o que seja tecnologias.

Nos dias de hoje, é muito fácil os miúdos ficarem agarrados à televisão, computador ou consolas. Para contrariar esta tendência, é sempre bom dar um empurrão e ajudá-los a criar memórias felizes para mais tarde recordar.

Cá em casa há uma festa que faz sucesso em qualquer estação do ano, mas que dá particularmente jeito no inverno e nestes fins de semana frios em que apetece tudo menos sair de casa,é a nossa famosa “Festa do cachorro”. Já é uma tradição e muito conhecida entre todos os amiguinhos do príncipe cá de casa. Esta festa implica jogos, brincadeiras e no final, todos sentados à mesa a saborear o melhor cachorro quente do universo! 

Há vários jogos que se podem fazer dentro de casa: 

Caça ao tesouro: desenhe e recorte 6 baús, 6 chaves de tesouro, 6 moedas e esconda-os. A primeira criança a encontrar 1 baú + 1 chave + 1 moeda será o Capitão e esconde os tesouros no próximo jogo.


Macaquinho do Chinês
: Coloque as crianças todas encostadas a uma parede e encoste-se de costas à parede oposta. Cante em voz alta, Um, Dois, Três, Macaquinho do Chinês e vire-se. As crianças devem permanecer imóveis. Se alguma se mexer deve voltar para trás. Repita até a primeira criança lhe tocar e será esta que fica no seu lugar.


O Rei Manda...: Coloque as crianças encostadas à parede e vá dando ordens: O Rei manda... dar um passo em frente, ...dar um salto, ... ir ao pé coxinho, dê largas à sua imaginação!


Jogo das Latas
: Guarde as latas de refrigerante ou conserva e forre-as com papel colorido. Faça 3 bolas com panos ou meias velhas. Coloque as latas todas umas em cima das outras e as crianças devem andar 2 ou 3 passos para trás e tentar derrubar o maior número de latas possível.


Ovos na Colher
: Coza ovos de codorniz. Coloque as crianças em fila. Cada criança deve colocar uma colher na boca e um ovo na colher equilibrando-o até ao local indicado. Quem conseguir deve ser recompensado com uma surpresa ou guloseima. (Não revele que os ovos estão cozidos para manter o suspense e reforce a ideia que é importante não deixarem cair senão parte)


Jogo da Cadeira
: Coloque as cadeiras em circulo (uma a menos do que o número das crianças) e ligue a musica para as crianças dançarem. Quando a música pára, as crianças devem sentar-se e a que ficar de pé, tem que sair do jogo.


Jogo do Stop
: Um jogador diz mentalmente o abecedário até que outro diga stop. Cada jogador escreve numa folha de papel várias palavras (nomes, objetos, cidades, países, flores, comida, etc.) começadas pela letra sorteada. O grau de dificuldade deve adaptar-se às idades das crianças. 


Depois desta animação toda, o mais que merecido lanche faz as delícias de todos e revela-se uma nova aventura. Quem conseguir comer o cachorro sem se sujar, ganha!
Não é preciso muito e estes momentos ficam gravados na memória dos mais pequenos.

Crianças felizes serão adultos felizes. 

 

 

 

EM Felicidade à Mesa | DEIXA UM COMENTÁRIO
ETIQUETAS: HOJE PARA JANTAR