CALENDÁRIO DO ADVENTO

Por Hoje para Jantar

Dezembro!

O mês mais esperado do ano está a chegar e a magia já se sente no ar. Começa a contagem decrescente para a noite mais aconchegante do ano, em que as famílias se reúnem e a alegria das gargalhadas dos mais pequenos enche de felicidade os corações dos mais crescidos.

Quando eu era mais pequena as tradições eram outras, algumas que ainda hoje se mantêm, outras que vão mudando e outras que se vão juntando às que insistimos em manter. Ao presépio e à árvore de Natal, à coroa da porta e às velas espalhadas pela casa junta-se assim o Calendário do Advento. Não se ouvia falar do Calendário do Advento quando eu era pequena mas é uma das mais recentes tradições cá de casa de que mais gostamos. Para ajudar a fazer a contagem até à noite tão esperada pelos mais pequenos, nada melhor que relembrar o verdadeiro espírito do Natal com contos, histórias, tarefas e brincadeiras para fazer em família, algumas guloseimas e até pequenos brinquedos. Todos os dias desde o dia 1 de Dezembro até ao 24, uma caixinha para abrir e uma surpresa para desvendar!  

Já é possível encontrar calendários do advento feitos em algumas lojas mas este ano achámos mais divertido fazer o nosso próprio calendário. Reutilizando rolos do papel higiénico, embrulhando e pendurando as caixas num pequeno ramo, uma solução divertida para fazer com os mais pequenos numa tarde de chuva. Os rolos de papel higiénico podem ser substituídos por caixas de fósforos, envelopes ou mesmo pequenas caixas de papel. O que interessa é o seu conteúdo! O resultado é muitos momentos felizes em família para mais tarde recordar. Porque a partilha destes momentos é o verdadeiro espírito do Natal e a alegria contagiante dos mais pequenos a verdadeira magia desta época!  

Material necessário para o calendário do advento:

  • 24 rolos de papel higiénico 
  • fita ou cordel para fechar as caixas 
  • fita ou cordel para pendurar as caixas no ramo 
  • carimbos ou canetas para desenhar enfeites nas caixas 
  • 24 molas ou autocolantes com números  
  • 1 ramo ou pau de madeira   

 

INSTRUÇÕES 

Depois de selecionar os contos e histórias de Natal para colocar nas caixas do calendário do advento, imprimir num pequeno papel e enrolar de forma a caber na caixa. Fechar as caixas e enfeitar com carimbos ou desenhos natalícios feitos pelos mais pequenos. 

Pendurar as caixas no ramo e identificar cada uma com o número.

 

 

 

EM Felicidade à Mesa | DEIXA UM COMENTÁRIO
ETIQUETAS: HOJE PARA JANTAR