ARROZ DE CAMARÃO

TEMPO TOTAL: 35 mins | DOSES: 4 | DIFICULDADE: Moderado

Preparação: 15 mins | Cozedura: 20 mins

HISTÓRIA

Já longe dos dias quentes de Verão, das idas à praia, dos chinelos nos pés e um calor abrasador, trago uma receita com camarões para matar saudades das férias – um arroz de camarão e chouriço.

Este ano, apenas consegui tirar meia dúzia de dias para rumar ao Alentejo, mas foi o suficiente para carregar as baterias e vir de lá com a pele dourada; feliz por mergulhar nas águas salgadas e transparentes; e com o estômago confortável depois de provar as comidas maravilhosas alentejanas. Aproveitei para comer peixe e marisco fresquinho salpicados com bastantes coentros como faz parte da tradição.

Numa dessas refeições pedimos camarões fritos com alho acompanhados com torradas quentinhas barradas com manteiga e um bom vinho pois claro. Parece uma combinação estranha, mas digo-vos que me soube pela vida! O ambiente era do mais rústico que pode haver, uma tasca à maneira, e por isso foi-nos permitido comer sem usar os talheres e ter o prazer de ter os dedos cheios de manteiga e molho de limão com alho.

Anoiteceu bem devagar, ligaram as luzinhas como se fosse festa da aldeia e deixamo-nos ficar com o copo de vinho na mão e uma boa conversa na mesa. Fica combinado, para o ano voltamos! Voltamos sempre onde fomos felizes e de onde trazemos histórias felizes.

INGREDIENTES E PREPARAÇÃO

20 Camarões tamanho 20/30
100 g Chouriço de carne de boa qualidade
100 g Ervilhas
1 Pimento vermelho
1 Cebola roxa pequena e picada
q.b. Coentros para polvilhar a gosto
q.b. Sal
q.b. Picante

Para o arroz de camarão comece por arranjar e limpar os camarões da seguinte forma: corte a cabeça dos camarões (reserve-as para usar mais tarde) e descasque-os.

Coloque uma panela ao lume com um fio de azeite e aqueça. Adicione as cabeças de camarão e esmague-as com a ajuda de uma colher de pau. Coloque na panela água suficiente para cozer o arroz (3x a quantidade do arroz) e deixe ferver. 
Enquanto isso arranje o pimento vermelho, retirando a parte branca e picando em quadradinhos pequenos. Corte em rodelas o chouriço e reserve. 

Escolha uma panela baixa e larga (no meu caso usei a cataplana), coloque-a ao lume e deixe aquecer. Junte o azeite e refogue a cebolas com o pimento até ficar macio. Para dar mais sabor ao arroz de camarão pode adicionar metade das rodelas do chouriço e deixe-o libertar os sabores. Ainda com o tacho quente, junte o arroz e deixe-o fritar levemente até ficar translúcido.  

Com a ajuda de um passador de rede, vá juntado a água aromatizada com as cabeças dos camarões. Tempere com sal e ajuste o picante a seu gosto. Por fim coloque as ervilhas, os camarões descascados e deixe cozinhar. Não se esqueça de retificar o tempero.  
Na altura de servir guarneça o arroz de camarão com o resto das rodelas de chouriço e coentros picados.

OUTRAS SUGESTÕES