BIFE DO LOMBO COM VINHO DO PORTO

TEMPO TOTAL: 95 mins | DOSES: 4 | DIFICULDADE: Moderado

Preparação: 20 mins | Cozedura: 75 mins

INGREDIENTES E PREPARAÇÃO

300 g Bifes do lombo
1 Cebola
3 c. sopa Azeite
1 vagem Baunilha
1 folhas Louro
75 ml Sopa de legumes
4 c. sopa Vinho do porto
1 c. sopa Vinagre de vinho branco
1 embalagem Espinafre
1 pitada Noz moscada
Sumo de meio limão
q.b. Sal
q.b. Pimenta preta

Antes de começar a preparar o bife do lombo, aqueça previamente o forno a 80º C. Tempere bem a carne com sal e pimenta. Asse a carne numa caçarola quente com uma colher de sopa de azeite em todos os lados (durante 5 minutos no total). Depois coloque o bife do lombo numa travessa com uma colher de azeite e leve ao forno durante 1 hora.

Entretanto prepare o molho do bife do lombo: salteie as cebolas numa frigideira com uma colher de sopa de azeite, até dourar. Adicione as sementes da metade da vagem de baunilha e uma folha de loureiro. Adicione o vinho do Porto e o vinagre. Adicione a sopa e tempere com sal e pimenta. Tape e leve a ferver em lume brando durante 1 hora.  

Retire a tampa e mantenha em lume brando até o líquido ter diminuído. Retire a caçarola do lume. Retire a folha de loureiro. Enquanto o molho para o bife do lombo aquece, coza os espinafres numa caçarola de acordo com as instruções. Quando não houver quase líquido nenhum na caçarola, tempere a gosto com sal, pimenta, nozmoscada e sumo de limão. 

Corte o bife do lombo no meio, coloque-o ao lado dos espinafres e enfeite com molho de vinho do Porto e folhas de sálvia

OUTRAS SUGESTÕES