BOLO DE AMEIXA COM IOGURTE GREGO

POR Figo Lampo

TEMPO TOTAL: 50 mins | DOSES: 10 | DIFICULDADE: Fácil

Preparação: 15 mins | Cozedura: 35 mins

HISTÓRIA

Vinte minutos. Era o tempo que demorava todas as manhãs no caminho para a escola. A pé. De livros e cadernos debaixo do braço. Os das aulas da manhã apenas.
Percorria a cidade quase de uma ponta à outra seguindo sempre o mesmo trajecto. Os bons-dias somavam-se em cada rua por que passava. À senhora da padaria, ao empregado do café do jardim, ao engraxador de sapatos nas arcadas, ao vendedor de revistas e jornais.


A cidade parecia-me sempre igual a cada dia. Sentia-lhe o pulso logo pela manhã no passo acelerado dos homens e mulheres a caminho do trabalho, nas portas de lojas que se abriam ao público, nas cadeiras e mesas que se ajeitavam nas esplanadas, nas ardósias à porta dos cafés onde se rescrevia o menú do dia. Sentia-a vestir-se e despir-se ao sabor das estações. De gente, de costumes, de cores, de aromas.


Vinte minutos depois estava na escola. Ao toque do meio dia e trinta retornava ao mesmo percurso de volta a casa para almoçar. Agora de passo mais apressado e olhos quase postos no chão. O almoço era rápido e havia tempo apenas para trocar os livros da manhã pelos da tarde. Volvia ao caminho já perto das duas da tarde. Cruzava-me quase com os mesmos homens e mulheres da manhã que agora também regressavam aos seus postos de trabalho.


Ao fim da tarde regressava a casa. Sem pressa, demorando-me numa ou noutra vitrine, trocando dois dedos de conversa com os amigos no caminho, acabando muitas vezes a comer uma almofada na padaria do jardim. Sem olhar ao relógio e sem saber ainda hoje precisar quantos minutos me demorava naquele mesmo percurso ao fim de um dia de escola.

INGREDIENTES E PREPARAÇÃO

8 Ameixas vermelhas maduras
2 Ovos médios à temperatura ambiente
150 g Açúcar mascavado
1 c. sobremesa Açúcar mascavado
1 Iogurte grego natural
50 ml óleo
raspas Limão pequeno
1 c. chá Pasta de baunilha
180 g Farinha com fermento
1 pitada Sal
1 c. sopa Amêndoa moída
1 c. chá Canela

Antes de começar a preparar o bolo de ameixa, pré-aqueça o forno a 180º. Unte uma forma de 20cm de diâmetro e forre-a com papel vegetal. Reserve. Bata os ovos com o açúcar até obter uma gemada consistente. Junte o iogurte, o óleo, a raspa do limão e a baunilha. Misture bem. Adicione a farinha e o sal e envolva. Deite a massa do bolo de ameixa na forma. Corte as ameixas em quartos e disponha sobre a massa afundando-as ligeiramente.

Misture a amêndoa moída, a canela e o açúcar numa taça e polvilhe por cima da massa. Leve o bolo de ameixa ao forno durante cerca de 35 min ou até estar cozido (faça o teste do palito). Sirva o bolo de ameixa morno acompanhado com iogurte grego.

OUTRAS SUGESTÕES