BOLO DE CACAU COM FRUTOS VERMELHOS

POR Clavel's Cook

TEMPO TOTAL: 60 mins | DOSES: 10 | DIFICULDADE: Moderado

Preparação: 20 mins | Cozedura: 40 mins

HISTÓRIA

Todos os anos junto-me com o meu grupo de colegas do trabalho para brindarmos o final do ano lectivo. É sempre um momento em que todos nós deixamos de ser professores e passamos a ser somente amigos que têm vidas fora da escola. Estes jantares são muito importantes para nós, pois é neles que brincamos e deixamos os filtros. Somos um grupo pequeno mas muito unido e muitos de nós somos mesmo amigos. Claro que tenho de levar algo que homenageie o momento convenientemente. Este ano foi este bolo delicioso e que enche a vista. Não é um bolo difícil e passa a ser rapidamente o centro das atenções. Foi muito engraçado que muita gente achou que era um biblôt. Quando se aperceberam que era para comer foi pura felicidade :)

INGREDIENTES E PREPARAÇÃO

185 g Farinha trigo
1 c. chá Fermento em pó
6 Ovos
165 g Açúcar
60 g Manteiga amolecida
1 chávena Cacau em pó
250 g Queijo mascarpone
3 c. sopa Açúcar
1 vagem Sementes de baunilha

Preparação [bolo]:
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Unte três formas de 16cm de diâmetro.
Coloque numa batedeira os ovos com o açúcar. Bata em velocidade média-alta durante cerca de 8 a 10 minutos ou até ter triplicado o volume e ficar bem espumosa. Junte a farinha, o fermento e o cacau e bata bem durante 10 segundos. Junte a manteiga derretida.
Leve ao forno durante, sensivelmente, 25 minutos, ou faça o teste do palito.

Preparação [cobertura]:
Numa batedeira coloque o queijo mascarpone e enquanto bate junte o açúcar em pó até ficar uma pasta bem homógenea. Coloque as sementes de baunilha e vá batendo até ficar bem distribuído. Atenção  não bata demasiado pois poderá deslaçar.

[Montagem do bolo]
Distribua os 3 bolos em redes próprias para arrefecerem.
Quando estiverem bem arrefecidos coloque a cobertura entre cada camada. Monte um bolo, barre com a cobertura de mascarpone e coloque os frutos (usei morangos, mirtilos e cerejas). Faça o mesmo com as várias camadas. No topo finalize com mais frutos e peneire um pouco de açúcar em pó.

OUTRAS SUGESTÕES