CANELONES VEGETARIANOS DE ABÓBORA E COGUMELOS

TEMPO TOTAL: 45 mins | DOSES: 4 | DIFICULDADE: Moderado

Preparação: 25 mins | Cozedura: 20 mins

HISTÓRIA

Esta é mesmo uma história feliz! É a história que conta como conheci a comida vegetariana e me rendi a ela; me desprendi dos medos do "e se eu não gostar"; e como a comecei a introduzir nas refeições cá de casa vários dias por semana.

Na faculdade onde andei, muito pequena por sinal, os cursos iam desde a Arquitectura passando pelo Design e acabando em Escultura. Todas as artes juntas e distribuidas por vários blocos. Fiz amigos de todos os cursos, e trouxe de lá o meu companheiro de vida e de casa (mas essa é outra história) assim como as minhas melhores amigas que pertecem à minha "casa" até hoje. Foi na faculdade também que conheci pessoas de todos os cantos do país, com vários sotaques, com várias culturas e vários hábitos alimentares, como a menina vegetariana que lá andava.
Não foi uma relação fácil, pois tenho este defeito imenso do "medo" daquilo que não conheço, mas por insistência de uma amiga lá acabei por aceitar o desafio e provar a minha primeira comida vegetariana: hamburgueres de noz e aveia.
"Onde é que eu tinha andado este tempo todo? Porque não experimentei isto há mais tempo? A sério que isto é mesmo bom e eu não sabia? Vou fazer isto mais vezes!!!"
E fiz mais vezes, e experimentei mais pratos e inspirei-me em mais receitas e assim surgiram estes Canelones Vegetarianos de Abóbora e Cogumelos. Espero que gostem tanto quanto eu e que façam e reiventem esta e outras receitas vegetarianas sem medo!

INGREDIENTES E PREPARAÇÃO

Para a massa dos canelones:
200 g Farinha sem fermento
2 Ovos biológicos
q.b. Sal
1 fio Azeite
Para o molho de tomate:
1 kg Tomate picado sem sementes
1 Cebola roxa pequena
2 Dentes de alho
1 c. sobremesa Açúcar
1 Pimento vermelho picado
q.b. Azeite
q.b. Sal
Para o recheio dos canelones:
360 g Cogumelos brancos picados
1 Cebola grande picada
3 Dentes de alho ralados
q.b. Sal
q.b. Pimenta preta
300 g Abóbora manteiga cozida e em puré
q.b. Queijo para gratinar

Para fazer os canelones vegetarianos, comece por preparar a massa fresca. Para isso basta colocar a farinha numa taça grande e fazer um buraquinho no meio, onde vai colocar os ovos com o sal e o fio de azeite. Com a ajuda de um garfo e de dentro para fora, comece a envolver a farinha com os ovos. Finalize amassando com as mãos sobre a bancada até ficar uma bola homogénea. Deixe repousar, enquanto faz o molho de tomate e o recheio dos canelones. 


Molho de tomate: numa panela bem quente, coloque o azeite e frite a cebola até estar mole. Adicione o pimento e o alho até fritar bem. Junte por último o tomate, tempere e cozinhe até reduzir o volume a metade. Retifique os temperos e pique tudo com a varinha-mágica. 


Recheio dos canelones: aqueça bem uma frigideira antiaderente e adicione a cebola a refogar até ficar mole. De seguida junte o alho com os cogumelos e cozinhe-os até evaporar toda a água que possam largar. Tempere a gosto e reserve. 


Volte à massa fresca dos canelones: estique-a com um rolo-da-massa ou com uma máquina de massas até ficar com uma espessura desejada ou aproximadamente de 1mm. Corte 8 retângulos todos iguais. 
Barre em cada retângulo um pouco de puré de abóbora. Depois num dos lados faça uma "salsicha" com o recheio de cogumelos e enrole até à outra ponta. Repita o processo com o resto da massa. 
Num tabuleiro de ir ao forno, faça uma camada de molho de tomate, disponha os canelones e por cima regue novamente com o molho de tomate. Polvilhe com queijo e leve ao forno 20 minutos. Sirva os canelones vegetarianos de imediato.

OUTRAS SUGESTÕES