COGUMELOS PORTOBELLO COM ESPINAFRES E OVO ESCALFADO

POR Figo Lampo

TEMPO TOTAL: 60 mins | DOSES: 2 | DIFICULDADE: Moderado

Preparação: 15 mins | Cozedura: 45 mins

HISTÓRIA

Nunca tive dúvidas de que a comida tem o dom de juntar gente à mesa. Aliás, foi assim que cresci, entre familia e amigos em comunhão à mesa. 
Não planeávamos nada, estava enraizado nas nossas tradições. Os aniversários, a Páscoa, o Natal, a passagem de ano, ditavam os dias e a familia reunia-se.  Ano após ano o menú estava mais que definido e cada um sabia exactamente o que lhe estava destinado. 
A nossa casa recebia a familia na véspera de Natal.  E que casa cheia! Chegámos a ser dezassete à mesa.
Mas era nos nossos aniversários que a casa se enchia, verdadeiramente, de gente. Familia, amigos, colegas de escola e de trabalho, vizinhos. Mesas fartas em doces e salgados, tudo feito pela mãe, tia e avós, coroadas pelo tradicional bolo de aniversário de amêndoa e ovos moles. Quase sempre decorado com creme de manteiga, salpicado com côco ralado tingido com corante verde a sugerir a relva, rematado com os bonecos em voga na altura. 
Mesas alinhadas, cobertas por toalhas de enxoval, sem guardanapos ou pratos a condizer. Jarras com flores naturais ao centro. Pratos e travessas de petiscos feitos com decoro, despretenciosamente dispostos sobre a mesa. 
A boa disposição reinava entre o tilintar dos talheres nos pratos, as conversas animadas e a correria contagiante das crianças. 
E a cada fim de festa a familia mantinha-se reunida na tarefa de limpar e arrumar. Repartia-se o bolo por aqueles que não puderam estar presentes. A casa retomava forma e à saída despediamo-nos com um “até já!” Em breve voltaríamos a estar juntos de novo numa qualquer celebração.

INGREDIENTES E PREPARAÇÃO

2 Cogumelos portobello
300 g Espinafres
Azeite
2 Dentes de alho
4 Gemas de ovo
q.b. Água
q.b. Sumo de limão
140 g Manteiga
2 Ovos
q.b. Sal
q.b. Pimenta preta
q.b. Vinagre
4 fatias Fiambre de peru fumado

Pincele os cogumelos com azeite e leve ao forno a 180º durante cerca de 30 minutos. Retire do forno e reserve.
Deite um fio de azeite no fundo de uma frigideira. Junte os dentes de alho picados finamente e deixe alourar. Junte os espinafres e salteie. Reserve.
Prepare o molho. Numa taça misture, com uma vara de arames, quatro gemas de ovo com duas colheres de sopa de água e o sumo de limão. Tempere com sal e pimenta e leve ao lume em banho-maria mexendo sempre até obter uma mistura espumosa.  
Vá adicionando aos poucos a manteiga derretida sem parar de mexer.
Mantenha em banho-maria até servir.

Leve um tacho ao lume com água e uma colher de sopa de vinagre. Parta os ovos para taças individuais. Com um garfo agite a água até formar um remoinho. Deite os ovos no centro e deixe escalfar 3 minutos. Retire com uma escumadeira e coloque sobre papel absorvente.

Num prato de servir coloque os cogumelos. Disponha sobre cada cogumelo os espinafres salteados, as fatias de fiambre de perú e o ovo escalfado. Deite por cima o molho e sirva de imediato.

OUTRAS SUGESTÕES