FIAMBRE ASSADO EM COCA-COLA COM PURÉ DE MAÇÃ REINETA

POR Clavel's Cook

TEMPO TOTAL: 61 mins | DOSES: 6 | DIFICULDADE: Fácil

Preparação: 1 mins | Cozedura: 60 mins

HISTÓRIA

As cores e sabores do outono como tradição de família
Há recordações que nos marcam… que marcam a nossa vida, a nossa existência. Esta receita é uma delas. A minha mãe sempre a fez em dias de festa. Nós os 4 irmãos delirávamos com estes sabores. Em primeiro lugar porque é sinónimo de união de família e amigos, e em segundo porque é realmente uma receita divinal, o contraste do salgado do fiambre, temperado com o doce da coca-cola e aromatizado com o cravinho deixa-nos a salivar sempre que sabemos que vai haver fiambre assado para o jantar.
Eu desta vez resolvi dar um twist e fazer um caldo de coca-cola para depois ir ao forno. O resultado foi magnífico e o sabor do fiambre ficou ainda mais exótico.
E é por estes motivos que as tradições são sempre renovadas na nossa família. Aqui temos sempre a chance de renovar, reagir, remodelar e reconstruir, mantendo sempre a genuinidade inicial. Esta receita é para ti, mãe! 

INGREDIENTES E PREPARAÇÃO

500 g Fiambre
4 Cravinho
500 ml Coca-Cola
1 c. sobremesa Mel
1 c. sopa Vinho do porto
q.b. Pão ralado
6 Maçã reineta
Azeitonas
1 Laranja

Num tachinho coloque a coca-cola com o mel e o vinho do porto e deixe reduzir um pouco.
Golpeie a parte superior do fiambre em 9 quadrados (como vê na imagem) e insira os cravinhos nos golpes. Coloque o caldo de coca-cola por cima do fiambre e deixe a marinar de um dia para o outro ou no mínimo 4 horas.
Retire o fiambre da marinada (reserve a marinada) e polvilhe com o pão-ralado e regue um bocadinho da marinada por cima.
Leve ao forno a 180ºC durante 50 minutos ou até ficar bem dourado. Ao longo da cozedura pode ir regando com um bocado da marinada.
À parte faça o puré de maçã. Descasque as maçãs e parta-as aos cubos. Coza em pouca água e depois com a ajuda de uma varinha mágica reduza tudo a um puré.
Sirva o fiambre com arroz branco e com o puré de maçã. Decore com azeitonas e gomos de laranja.

OUTRAS SUGESTÕES