FOLHAS DE BANANEIRA RECHEADAS COM CARNE (HALLACAS)

Por Coca-Cola

Número de pessoas: 4

INGREDIENTES E PREPARAÇÃO

250 g de frango desossado
250 g costeleta de porco desossada
250 g de carne de vaca (acém ou lombo)
70 g de toucinho
225 g de milho seco branco
50 g de banha
750 ml de água
1/8 l de azeite
2 pimentos picados
2 cebolas picadas
2 dentes de alho bem picados
3 colheres de sopa de alcaparras em conserva
1 colher de chá de cominhos
250 g de tomates descascados e cortados em cubos
35 g de açúcar
70 g de uvas passas
Sal
1 colher de chá de pimenta
1/2 ramo de salsa picada
10 azeitonas picadas
2 folhas de bananeira inteiras ou 10 folhas de bananeira previamente cortadas
10 folhas de papel pergaminho com cerca de 20 cm
Fio para amarrar

Massa: deite 1 litro de água numa caçarola, adicione o milho e leve a ferver. Baixe o lume e deixe cozinhar sem tampa durante cerca de 25 minutos, mexendo regularmente. Escorra e faça um puré grosso com um liquidificador antes de escorrer com um coador grosso. Aqueça metade da banha com 1 colher de chá de sal até derreter. Misture a outra metade da banha com o milho e, depois, amasse a banha derretida na mistura do milho até ficar macio.


Recheio: frite o toucinho aos cubos (não deixe que fique muito acastanhado), retire da frigideira, escorra em papel de cozinha e depois reserve. Corte o frango, o porco e a carne de vaca em cubos. Aqueça o óleo numa frigideira até ficar bem quente e frite os pedaços de carne uniformemente até ficarem bem cozinhados. Retire a carne da frigideira. Coloque em lume médio e frite os pimentos, as cebolas e os dentes de alho em óleo durante cerca de 5-7 minutos, mexendo. Adicione os tomates e deixe cozinhar durante 15 minutos até obter um molho grosso. Depois, adicione a carne em cubos, o açúcar, as alcaparras, os cominhos, 1 colher de sopa de sal e 1 colher de chá de pimenta. Deixe estufar na frigideira durante 30 minutos, adicionado a salsa picada no fim.
Remova cerca de 3 colheres de sopa da massa de milho e molde-a em forma de bolacha quadrada. Coloque na folha de bananeira quadrada a um ângulo de 45º. Coloque 3 colheres de sopa do recheio, 3 cubos de toucinho, 5 uvas passas e uma azeitona no topo. Dobre a folha da bananeira, envolva numa folha de papel pergaminho e amarre. Coloque as folhas de bananeira às camadas num cesto de vapor, suspenso numa caçarola funda com água (o cesto fica suspenso acima da superfície da água). Leve a água a ferver, tape a caçarola, diminua ligeiramente a temperatura e deixe cozinhar ao vapor durante cerca de 1 hora, adicionando mais água se for necessário. Retire as folhas de bananeira do cesto com pinças de cozinha e sirva de seguida enquanto ainda está quente.

OUTRAS SUGESTÕES