FRANGO ASSADO NO FORNO COM MEL

POR Frango do Campo

TEMPO TOTAL: 65 mins | DOSES: 6 | DIFICULDADE: Fácil

Preparação: 20 mins | Cozedura: 45 mins

HISTÓRIA

Vivi até aos 18 anos numa pequena aldeia que se tornou nessa altura vila. Uma vila com bastantes habitantes e perto de grandes cidades mas com muito de tradicional e campestre.
Em grande parte das casas há um pequeno terreno onde as pessoas cultivam os seus próprios legumes ou, se não o têm, há sempre árvores de fruto.

Depois há aqueles que têm animais. Galinhas, porcos, coelhos, patos ou mesmo vacas.
Eu só me recordo dos meus avós terem galinhas, patos e um porquinho. 
Lembro-me de ser miúda e a minha avó matar frangos. Achava aquilo terrível, ao que ela me respondia: “Tinha tanta esperança que um dia tu o conseguisses fazer. A tua mãe não consegue, quando eu morrer têm de comprar no supermercado”.

A verdade é que não há nada melhor no Mundo do que um belo pedaço de frango caseiro assado no forno. É das coisas que mais gosto de comer mas também sei que no dia em que os meus avós deixarem de criar os seus “frangos do campo” provavelmente deixarei de comer esta carne.

Até lá vou-me deliciando e experimentando receitas novas como este Frango Assado no Forno com Mel. Misturar o doce com o salgado é a minha nova perdição!

INGREDIENTES E PREPARAÇÃO

1 Frango
4 Dentes de alho
1 c. sopa Alecrim
2 c. sopa Mel
2 c. sopa Molho de soja
2 c. chá Gengibre
1 c. sopa Sumo de limão
1 Malagueta fresca

Antes de começar a cozinhar o frango assado no forno, pré-aqueça o forno a 180º.  

Descasque as batatas, corte-as ao meio ou em quartos e coloque-as a cozer em água e sal. Coza até a batata começar a espetar e retire do fogão. Escoe bem e reserve. 

Numa taça misture o alho, o alecrim (picado), o mel, o molho de soja, o gengibre (ralado), o sumo de limão e a malagueta (picada). Misture bem.  

Com a faca, faça alguns cortes no frango e coloque-o na marinada de forma a absorver bem o molho. 

Coloque o frango numa assadeira e leve ao forno cerca de 30 a 45 minutos. 

Disponha as batatas numa assadeira e tempere-as com tomilho e alecrim fresco picado e regue com azeite. Leve ao forno até estar bem tostada e sirva com o frango assado.

OUTRAS SUGESTÕES