HAMBÚRGUER CASEIRO COM BATATAS ASSADAS COM ALECRIM E MOLHO DE CARIL

POR Figo Lampo

TEMPO TOTAL: 45 mins | DOSES: 4 | DIFICULDADE: Moderado

Preparação: 15 mins | Cozedura: 30 mins

HISTÓRIA

Setembro era o mês menos desejado. Assinalava o fim das férias grandes, dos dias de praia, das saídas com amigos, daquela doce ociosidade por que esperamos o ano inteiro.

O verão era consumido até à última gota de sal, até ao último grão de areia. Os biquínis debotados do sol, a pele vestida de um bronze imaculado, as pontas do cabelo douradas do sal, os frascos de bronzeador no fim, as toalhas ásperas de lavagens a fio. Era o fim anunciado de mais uma época de estio.

Naqueles quinze dias antes do início das aulas o saco da praia encostava-se a um canto, pronto para os derradeiros fins-de-semana de praia que restavam. Voltava a mochila da escola que era verificada e preparada para os meses seguintes.

E a cada novo ano lectivo repetiam-se as mesmas tarefas. Havia livros para forrar com aquele plástico autocolante que me consumia a paciência nas infindáveis bolhas de ar que nem à mais minuciosa técnica, aprumada ano após ano, resistiam. Havia material escolar para comprar, que me deixava sempre na mesma indecisão sobre a escolha entre cadernos por disciplinas ou dossier com separadores.
Havia canetas e lápis por verificar, horários por preencher, equipamento de ginástica para provar.

Quando entrava outubro e as madrugadas já nos aconchegavam nas cobertas, as mangas desciam ao pulso e os pés encostavam os chinelos no armário, era dado o derradeiro toque de fim do verão. Prolongava-o no meu imaginário, eternizando-o nas folhas dos cadernos que se enchiam de sóis de raios compridos e traços de mar.

INGREDIENTES E PREPARAÇÃO

Para o hambúrguer caseiro:
500 g Carne de peru picada
1 Cebola picada finamente
2 Dentes de alho picados finamente
1 Cenoura grande ralada
100 g Flocos de aveia
2 Ovos pequenos
1 c. chá Sal
1 Raminho pequeno de salsa picada
1 c. café Cominhos
q.b. Sal
q.b. Pimenta preta moída
Para o molho de mostarda e caril:
1 Iogurte grego natural
1 c. chá Pasta de caril
1 c. café Mostarda
Para as batatas assadas com alecrim:
6 Batatas médias brancas com casca
2 c. sopa Azeite
q.b. Flor de sal
1 c. sopa Alecrim fresco

Prepare as batatas. Lave-as bem e corte-as em quartos. Coloque-as num recipiente de ir ao forno. Junte o azeite, a flor de sal e o alecrim. Envolva bem com uma colher. Leve ao forno pré-aquecido a 200º durante cerca de 30 minutos (vá verificando a cozedura com um garfo).


Para os hambúrgueres caseiros, coloque todos os ingredientes num recipiente fundo e misture muito bem com as mãos até que todos os ingredientes estejam bem ligados.


Molde os hambúrgueres caseiros com a mão ou usando um molde.


Aqueça muito bem uma frigideira anti-aderente.


Cozinhe os hambúrgueres de um lado e de outro. Reserve.


Sirva o hambúrguer caseiro em pão de lenha ou outro com alface e tomate.


Misture bem todos os ingredientes do molho numa taça e sirva com o hambúrguer caseiro e as batatas assadas.

OUTRAS SUGESTÕES