HUMMUS DE BETERRABA

POR Clavel's Cook

TEMPO TOTAL: 15 mins | DOSES: 8 | DIFICULDADE: Fácil

Preparação: 15 mins | Cozedura: 0 mins

HISTÓRIA

A amizade num pedaço de pão.

Os meus amigos tornam-se cada vez mais exigentes. Sabendo que adoro cozinhar perguntam sempre o que podem experimentar de novo em minha casa. Às vezes torna-se complicado, saber gerir estas coisas e ter ideias variadas. Mas realmente nunca lhes tinha dado a experimentar um pouco dos sabores árabes, num hummus adocicado com a beterraba.

Ter amigos em casa é uma prioridade e um privilégio. Adoro receber e imaginar o que lhes posso oferecer. Encher a casa de alegria, sorrisos e gargalhadas. Anedotas e brincadeiras. Amigos que mimam a minha filha e passam horas na brincadeira com ela. São amigos especiais, pessoas com quem temos o prazer de partilhar a nossa vida, a nossa casa e a nossa mesa.

Chegam a casa, trazem um ramo de flores, ou uma sobremesa. Eu tenho já a mesa posta, cheia de aperitivos e o jantar no forno. Sentamo-nos todos e anuncio que hoje vamos todos viajar até Jerusalém.

Comecei por fazer o meu próprio tahini. O tahini é uma pasta de sésamo, muito usada em pratos árabes. Normalmente compra-se a pasta já feita, mas podemos fazer em casa. E feita em casa tem sempre aquele sabor mais especial. E com a enorme vantagem de ser super simples. Basta só isto:

Torrar as sementes de sésamo no forno, durante sensivelmente 10 minutos. E depois num robot de cozinha ou num almofariz moer muito bem as sementes juntando azeite extra virgem até obtermos a consistência desejada.

Agora podemos passar à execução do hummus.

INGREDIENTES E PREPARAÇÃO

200 g Grão de bico cozido
1 Beterraba
2 c. sopa Sopa de tahini
q.b. Sal
q.b. Pimenta preta
1 Sumo de limão
Tomilho-Limão
Raspas de limão
Azeite extra virgem

Depois do grão cozido moa-o muito bem, até obter uma pasta uniforme.

Coza a beterraba numa panela com água e sal. Moa a beterraba igualmente como grão.
Junte numa taça o grão, a beterraba, o sumo de limão, o tahini.

Tempere a gosto com o sal e a pimenta preta moída na hora.

Decore com o tomilho-limão e as raspas de limão, finalizando com um fio de azeite.

OUTRAS SUGESTÕES