LULAS SALTEADAS COM CHOURIÇO E PIMENTOS

POR Frango do Campo

TEMPO TOTAL: 30 mins | DOSES: 4 | DIFICULDADE: Super Fácil

Preparação: 10 mins | Cozedura: 20 mins

HISTÓRIA

Viver perto da praia e do mar é uma bênção.

Poder passear pela praia numa tarde solarenga de Inverno ou ver o pôr-do-sol com os amigos num lindo dia de Verão é, no mínimo, revitalizante.

A minha mãe tem o velho hábito de ir à zona de pesca para comprar “peixe do mar”. Cavalas, sardinhas, carapaus. O que sai na rede.

Desde pequena que adoro ver os leilões. Ver caixas de peixe que saem diretamente do mar para as mãos de restaurantes e revendedores. O preço aumenta consoante o produto e em menos de nada todas as caixas desaparecem.

Depois é ver as peixeiras soltarem pregões pela avenida da praia. “Olhó peixe do mar” Olhó peixe fresquinho”.  Quantos mais kgs levar, mais barato fica, porque à tarde chega uma nova traineira do mar com mais peixe para vender.

É assim todos os Verões!

Quando o vento não assusta, deixo-me ficar pela praia. À medida que subo a avenida começo a sentir o cheiro a peixe grelhado. Sei que são horas do almoço!

Sento-me na esplanada e sei que alguém ao meu lado vai escolher o peixe que há poucas horas as redes trouxeram do mar. Eu fico-me pelas lulas! Nada me sabe tanto a Verão como lulas!

INGREDIENTES E PREPARAÇÃO

1 kg Lulas pequenas e limpas
1 Pimento vermelho
1 Pimento verde
1 Chouriço
Azeite
2 Cebolas
2 c. sopa Molho de soja
5 Dentes de alho
Tomilho-Limão
1 copo Vinho branco
q.b. Sal
q.b. Piri-piri
q.b. Orégãos secos

Corte as lulas em rodelas e reserve.

Corte as cebolas e o chouriço em rodelas e coloque a alourar numa frigideira com um fio de azeite.

Retire as sementes dos pimentos e corte-os em tiras. Coloque na frigideira. Junte o alho com casca, previamente esmagado.

Adicione as lulas e mexa bem.

Tempere com o molho de soja, orégãos e piri-piri e junte o vinho.

Deixe refogar cerca de 20 minutos ou até a lula estar tenra, mexendo sempre. Finalize com tomilho-limão.

Acompanhe as lulas com batatinhas cozidas com a pele, salteadas em azeite depois de cozidas e feijão-verde ou uma salada.

OUTRAS SUGESTÕES