PANNA COTTA DE PERA E ESPECIARIAS

POR Figo Lampo

TEMPO TOTAL: 55 mins | DOSES: 4 | DIFICULDADE: Fácil

Preparação: 15 mins | Cozedura: 40 mins

HISTÓRIA

O outono anuncia também a chegada das feiras anuais. Cumprem-se rituais de sempre.
As ruas enchem-se de gente que calcorream a cidade em romaria até à feira de São Francisco. Vêm de todo o lado.

Seguem o aroma das castanhas assadas, farturas e churros, polvo seco assado, pipocas e algodão doce. Vão à feira uma e outra vez. De manhã, à tarde, à noite. Há sempre mais alguma coisa para ver.

“Mais uma volta, mais uma viagem” e o tempo corre. Há um burburinho de gente que se perde no ar entre o alarido dos carrosséis e o despique estridente dos feirantes.

Vibram os pequenos de ficha na mão à espera de mais uma voltinha nos carrosséis. Perdem-se nas tendas de brinquedos sem conseguir fixar o olhar entre tantas novidades amontoadas. Fintam os balões no ar, pasmam a vista com os enormes bonecos de peluche presos a uma roulote na qual gira uma roda da sorte. Giram as emoções, giram os desejos, gira o disco do “mãe eu quero”.

Os graúdos trocam dois dedos de conversa aqui e ali, nas roulotes entre uma bifana e uma imperial, enquanto esperam que termine outra volta no carrossel. Revoltam roupa, cuecas e meias nas tradicionais tendas do “à dúzia é mais barato”. Espreitam loiça e outras quinquilharias a preço de feira. Lamentam os feirantes que deixaram de vir desde que a feira mudou de lugar.

Deixam a feira de saco na mão cumprindo a tradição de enfeirar qualquer coisa. Mais que não sejam as farturas para acompanhar o café na manhã seguinte. 

INGREDIENTES E PREPARAÇÃO

3 Folhas de gelatina
400 ml Natas frescas
100 ml Leite
80 g Chocolate branco
1 Estrela de anis
4 Peras rocha maduras
1 Pau de canela
1 Cravinho
1 Vagem de baunilha
40 g Açúcar
q.b. Água

Para fazer a panna cotta de pera e especiarias comece por hidratar as folhas de gelatina em água fria.  

Leve ao lume as natas, o leite e o anis estrelado. Deixe ferver. Apague o lume e junte o chocolate branco e a gelatina escorrida. Rejeite a estrela de anis. Misture bem.

Distribua o preparado da panna cotta por quatro taças e leve ao frigorífico até solidificar.

Descasque as peras e corte-as em pequenos pedaços. Coloque-as num tachinho juntamente com o açúcar, o pau de canela, a vagem de baunilha e o cravinho e cubra-as com água. Leve ao lume e deixe cozinhar até evaporar a água e obter uma compota de pera macia. Deixe arrefecer por completo.

Rejeite a vagem, o pau de canela e o cravinho e deite colheradas sobre a panna cotta. Sirva a panna cotta de pera e especiarias de seguida.

OUTRAS SUGESTÕES