PATO COM MEL E LARANJA E CUSCUZ DE FRUTOS SECOS

POR FIGO LAMPO

TEMPO TOTAL: 195 mins | DOSES: 2 | DIFICULDADE: Super fácil

Preparação: 15 mins | Cozedura: 180 mins

HISTÓRIA

Dificilmente se mudava o menú. Mantinha-se o serviço de jantar, a toalha de mesa e até os lugares. Permitiamos-nos mudar os guardanapos de papel que eu escolhia conforme a decoração do pinheiro.

Aos poucos o cenário compunha-se.

Na cozinha o fogão era delas. Mãe, tia e avós. Preparavam o bacalhau, as batatas, as couves e os ovos e levavam tudo a cozer em fundas panelas. E preparavam também o bacalhau com natas para os mais novos que torciam o nariz ao mais tradicional, o cozido com todos.

Enquanto tudo fervilhava ao lume ajeitava-se o pão nas cestas, distribuiam-se as cenouras à algarvia por pratinhos, as azeitonas britadas e de sal e os pastéis de bacalhau da tia Odete.

A entrada da terrina da canja na sala anunciava o início do jantar. Dezassete lugares se preenchiam, dezassete colheres tilintavam nos pratos, dezassete bocas sorviam o caldo da noite mais quente do ano.

E servia-se depois o bacalhau e mais uma dose de conversas de família.
Seguiam-se os doces, feitos pelas mãos delas também. As empanadilhas de batata doce, as filhoses, os sonhos, as rabanadas, o arroz doce e as farófias.

Por esta altura já os mais pequenitos andavam irrequietos. O Pai Natal chegava sempre perto da meia noite e vinha carregado de presentes.

Dificilmente chegaria atrasado. Mantinha o fato, as botas e as luvas de sempre. Já o mesmo não se poderia esperar da barba que mudava consoante o algodão que havia por casa. Umas vezes branca, outras cor-de-rosa, outras azul. Mas nada que deitasse por terra o entusiasmo e fascínio dos mais pequenos.

INGREDIENTES E PREPARAÇÃO

2 Coxas de pato
1 Laranja
1 Limão
2 Paus de canela
1 c. sopa Sementes de coentros
2 c. sopa Mel
1 cálice Vinho moscatel
4 Dentes de alho
1 c. sobremesa Pimenta da Jamaica em grão
q.b. Sal
q.b. Azeite

Para preparar a receita de pato com mel e laranja comece por temperar o pato de véspera. Faça uns cortes na pele das coxas e tempere com sumo da laranja e do limão, a casca da laranja sem a parte branca, o sal, a pimenta, os coentros em grão, os dentes de alho picados, o moscatel, os paus de canela e o mel. Cubra com papel de alumínio e deixe marinar durante a noite.

Num recipiente fundo de forno coloque as coxas do pato e cubra-as com azeite. Leve ao forno pré-aquecido a 150º e deixe cozinhar durante cerca de 3 horas (verifique a cozedura durante esse tempo).


Prepare depois o cuscuz para acompanhar o pato com mel e laranja. Coloque o cuscuz num recipiente fundo, tempere com sal e um fio de azeite. Leve ao lume a água até ferver e deite por cima do cuscuz. Tape e deixe repousar durante 3 minutos. Mexa com um garfo. Aqueça um wok e toste ligeiramente os frutos seco, junte o cuscuz e envolva tudo. Sirva com o pato.

OUTRAS SUGESTÕES