PIZZA DE COURGETTE E REQUEIJÃO

POR CELIOCRUZ

TEMPO TOTAL: 50 mins | DOSES: 6 | DIFICULDADE: Fácil

Preparação: 30 mins | Cozedura: 20 mins

HISTÓRIA

Esta é uma pizza bem especial, não só por ser saudável mas também porque apresenta um efeito estético diferente das pizzas tradicionais que certamente irá surpreender os amigos e a família num almoço ou jantar especial.

INGREDIENTES E PREPARAÇÃO

100 g Água
25 g Azeite
7 g Fermento
1 c. sopa Alecrim
100 g Farinha trigo
100 g Farinha
1 Courgette
1 Cebola roxa
q.b. Azeite
150 kg Requeijão
50 g Queijo mozzarela
q.b. Flor de sal

Numa taça misture as farinhas de trigo e de espelta com o fermento. Faça um buraco ao meio e junte o azeite.

Aos poucos vá adicionando a água tépida ao mesmo tempo que amassa. Junte o sal e o alecrim finamente picado e volte a amassar. Acabe de amassar numa superfície enfarinhada até a massa ficar mole, mas não pegajosa. Caso comece a pegar, junte um pouco de farinha e volte a amassar. Forme uma bola e deixe repousar. Deixe levedar cerca de 30 minutos.

Entretanto prepare o recheio. Numa frigideira coloque a cebola cortada em meias luas, o dente de alho picado e regue com um fio de azeite. Refoque até que a cebola fique mole e translúcida. Reserve. Pré aqueça o forno a 220ºC.

Quando a massa tiver levedado, estenda-a com o rolo, dando-lhe o formato de um rectângulo. Dobre cerca de 1cm de massa na extremidade, em toda a volta, e pressione com os dedos de forma a que a massa fique selada, formando assim um rebordo. Com um descascador ou uma faca, corte fatias finas de courgette no sentido longitudinal. Reserve.

Desfaça o requeijão com um garfo e espalhe-o sobre a massa. Por cima do requeijão distribua a cebola reservada e regue com um fio de azeite.

De seguida disponha as fatias de courgette sobre a pizza, entrelaçando-as. Salpique com o queijo mozarela e leve ao forno cerca de 20 minutos ou até que a massa fique dourada.

Retire do forno e salpique com flor de sal e algumas folhas de salva.

OUTRAS SUGESTÕES