QUEQUES DE VELUDO VERMELHO

Por Coca-Cola

Número de pessoas: 4

INGREDIENTES E PREPARAÇÃO

 

170 g de açúcar
140 g de farinha
60 g de manteiga
1 ovo
1 colher de chá de cacau
1/2 colher de chá de fermento
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
125 ml de leitelho
3/4 de uma colher de chá de corante vermelho
1/2 colher de chá de extrato de baunilha (ver ingredientes abaixo)
1/2 colher de chá de vinagre de vinho branco
Formas de papel
Cobertura:
120 g de açúcar em pó
60 g de manteiga
110 g de requeijão
1/2 colher de chá de extrato de baunilha
Extrato de baunilha:
0,5 ml de vodca
5 vagens de baunilha

Se não conseguir encontrar extrato de baunilha americano, pode fazê-lo facilmente em casa. Coloque as sementes das 5 vagens de baunilha num frasco com 0,5 ml de vodca e coloque num local fresco e escuro durante 3 semanas(!). Massa:
Aqueça previamente o forno a 180º C. Bata a manteiga morna e o açúcar até obter uma mistura muito leve fofa (durante 3 a 4 minutos). Adicione os ovos, um de cada vez, batendo bem depois de cada adição. Num recipiente, bata o cacau, a farinha, o bicarbonato de sódio, o fermento e o sal. Num recipiente diferente, misture o leitelho, o extrato de baunilha, o corante e o vinagre.  Deite cerca de 1/4 da mistura da farinha na mistura do leitelho e mexa bem. Depois adicione o próximo quarto, e assim sucessivamente, até a mistura acabar.
Coloque as formas de papel em formas de queque. Encha-as com a mistura e leve ao forno durante 20 minutos. Retire os queques da travessa e deixe-os arrefecer numa grelha. Cobertura:
Bata o requeijão e a manteiga morna até obter uma mistura macia (durante 4 minutos).  Depois adicione o extrato de baunilha e continue a mexer.  Adicione o açúcar gradualmente, batendo sempre até ficar macio e cremoso. Espalhe a mistura nos queques frios. Decore a gosto (por exemplo, com corações de açúcar e grânulos prateados).

OUTRAS SUGESTÕES