RISOTTO DE ESPARGOS E AÇAFRÃO

POR Coca-Cola

TEMPO TOTAL: 50 mins | DOSES: 4 | DIFICULDADE: Moderado

Preparação: 10 mins | Cozedura: 40 mins

INGREDIENTES E PREPARAÇÃO

1 kg Espargos
q.b. Açafrão
300 g Arroz para risotto
2 Cebolas
240 ml Vinho branco
4 c. sopa Azeite
4 c. sopa Manteiga
4 c. sopa Queijo feta
1 Limão
1 ramo Salsa picada
1 Batata
Açúcar
Sal

Para preparar o risotto de espargos comece por cortar as extremidades dos espargos. Depois corte em pedaços na diagonal. Leve uma caçarola a ferver com 1,2 litros de água, adicione sal e açúcar e também a batata descascada. O açúcar e a batata previnem que o espargo fique amargo.

Coza os pedaços de espargo durante cerca de 4 minutos. Depois disso, devem ficar "al dente". Tire os espargos da água e reserve. Não deite a água fora!  

Coloque o açafrão em água a ferver até se dissolver. Retire a água do lume. Aqueça o azeite numa frigideira e frite as cebolas até ficarem macias. Deite o arroz risotto na frigideira e frite durante alguns instantes. Deite o vinho branco e leve-o a ferver em lume brando até quase todo o líquido ter sido absorvido. Depois, adicione duas colheres da água do açafrão no arroz risotto e deixe ferver em lume brando outra vez até que quase todo o líquido tenha evaporado. Repita este ritual durante cerca de 25 minutos. Não se esqueça de mexer de vez em quando. Após os 25 minutos, o arroz risotto deve ficar pronto. Se ainda estiver muito duro, repita novamente o processo. 

No fim, adicione 2 colheres de sopa da água do açafrão e os espargos, tape e leve a ferver em lume brando durante 3 minutos. Depois adicione manteiga, salsa, sumo de limão e o queijo parmesão ao risotto de espargos e mexa muito bem.  

Tempere o risotto de espargos com sal e pimenta.

OUTRAS SUGESTÕES