SANDWICH DE FRANGO COM CARIL E PICKLES COR-DE-ROSA

POR BE NICE MAKE A CAKE

TEMPO TOTAL: 40 mins | DOSES: 4 | DIFICULDADE: Fácil

Preparação: 20 mins | Cozedura: 20 mins

HISTÓRIA

Depois de meses a colher frutas variadas e muitos muitos legumes da terra, chega aquela altura do ano em que temos de começar a encher o frigorífico e armazenar tudo quanto podemos, para ir usando ao longo do ano.
Costumo ver muitas vezes a minha mãe a meter este plano em prática começando pelos tomates bem maduros que vai colhendo. Aqueles que não conseguimos comer, ela aproveita para fazer polpa de tomate caseira, que vai armazenando em frascos; assim como compota de tomate; e quanto aos cherrys esses são congelados em caixinhas individuais.
Depois há quem vá mais longe e para ir recordando aquele tempo quente das sardinhadas, pegue nos pimentos já assados e os congele também.
Ah e já vos falei de todas as compotas de abóbora que podemos fazer nesta altura? E os chutneys maravilhosos com figos, que caso consigam sobreviver até lá, são uma óptima prenda de Natal.
O verão é mesmo assim, uma altura do ano em que nos dá tantas coisas, muito variadas e que por isso mesmo nos faz sentir muitas saudades.
Para além de tudo o que foi dito atrás, uma das formas que eu mais gosto para prolongar a vida dos legumes é fazer deles pickles caseiros. Sem comparação com aqueles que compramos, estes são vocês que decidem o que levam e em que quantidades os fazem, se mais ácidos ou mais doces.
Desde cenouras, a passar pelas beterrabas ou até pepinos, mais uma mão cheia de ervas e sementes, as combinações são infinitas.
Desta vez decidi fazer pickles de couve roxa, que como já perceberam ficaram bem cor-de-rosa e aqui entre nós, são muito saborosos. Combinam na perfeição com o amarelo do caril numa deliciosa sandwich de frango.

INGREDIENTES E PREPARAÇÃO

Para a sandwich de frango:
2 Peitos de frango biológico, sem osso e sem pele
3 c. sopa Pasta de caril
1 Cebola roxa
1 Laranja grande
2 c. sopa Açafrão em pó
q.b. Azeite
q.b. Sal
100 g Amendoins ao natural, grosseiramente picados
Para os pickles:
1 Frasco bem limpo
q.b. Couve roxa
1 medidas Água
2 medidas Vinagre
1 c. sopa Sal marinho
1 c. sopa Açúcar
Para servir:
4 Pãezinhos brioche ou outro a seu gosto
punhado Amendoins descascados

No dia anterior prepare os pickles de Couve Roxa que irão acompanhar a sandwich de frango.
Corte a couve finamente e encha o frasco que escolheu. 
À parte, misture 1 medida de água com 2 medidas de vinagre o sal e o açúcar. Mexa bem até ficar tudo diluído. 
(Exemplo: Para um frasco com a capacidade de 600ml, faça 200ml de água + 400ml de vinagre),
Verta para o frasco até encher. Feche bem e guarde no frigorífico até usar.
Comece então a preparar o frango para a sandwich. Ligue o forno a 200ºC para pré-aquecer. Enquanto isso faça uma pasta com uma pitada de sal, um fio de azeite, raspa e sumo de meia laranja. Esfregue bem os peitos de frango na mistura. Corte em rodelas finas o resto da laranja e disponha num tabuleiro de ir ao forno. Por cima coloque os peitos de frango. Leve ao forno durante aproximadamente 15 a 20 minutos.
Retire o frango do forno e deixe repousar no tabuleiro 5 minutos. Depois disso desfie a carne com a ajuda de um garfo.
Pique a cebola assim como o alho e coloque tudo a refogar numa frigideira bem quente e com um fio de azeite. Junte o frango assim como todo o sumo de laranja que possa ter ficado na travessa. Adicione o caril e retifique os temperos. Deixe cozinhar por mais alguns minutos e desligue.
Para servir a sandwich de frango, abra o pão brioche, coloque 1 a 2 colheres de sopa de frango, polvilhe com os amendoins e por cima junte os pickles.
Sirva as sandwiches de imediato com uma Coca-Cola bem fresca!

OUTRAS SUGESTÕES