SOUFFLÉ DE CHOCOLATE COM NOZES PECAN

POR CLAVEL'S COOK

TEMPO TOTAL: 60 mins | DOSES: 4 | DIFICULDADE: Super Fácil

Preparação: 60 mins | Cozedura: 0 mins

HISTÓRIA

Quando a família aumenta

A gravidez traz muita mudança no seio familiar. Foi algo muito esperado por nós, tanto por nós pais, como para a nossa filhota mais velha que ansiava e pedia diariamente por um mano ou mana. Com grande preferência por uma outra menina, de tal forma fez questão que acho que se alinharam os astros e os anjos e fizeram-lhe a vontade. A alegria da descoberta foi imensa, mas agora que os meses passam, os momentos começam a ser absorvidos com ansiedade de ambas as partes e, principalmente, com muitas questões, muitas dúvidas da nossa pequena. Há sempre muitas teorias em relação ao que devemos ou não dizer aos nossos filhos mais velhos. Há sempre uma tendência de acharmos que eles vão ter imensos ciúmes e comentários como “agora vais ter menos miminhos” ou “agora tens de ajudar muito a mamã!” é que, a meu ver, causam grande transtorno nas cabecinhas deles. 
Aqui em casa a mana é vista como algo extremamente bom, positivo, alegre e de maior felicidade. E tento sempre que a mais velha fique tranquila, tentarei manter as rotinas diária dela o mais semelhante possível ao que são actualmente, com a grande vantagem de que vai ter uma mana cá em casa, que só trará o sentimento de família cada vez mais completa.

Para festejar estas mudanças, resolvi criar um lanche bem apetitoso para estarmos em família. Um souflés de chocolate e nozes pecan que se derretem na boca de tão macios que são. 

INGREDIENTES E PREPARAÇÃO

15 g Manteiga
15 g Farinha
125 g Leite
100 g Chocolate 70% cacau
2 Gema de ovo
1 c. chá Extracto de baunilha
2 c. sobremesa Licor frangelico
3 Claras de ovo
15 g Açúcar

Pré-aqueça o forno a 200ºC.

Unte com manteiga as formas para os soufflés, polvilhe com açúcar e leve ao frigorífico enquanto prepara a massa.

Coloque os 15g de manteiga em temperatura ambiente juntamente com a farinha e mexa com um garfo até fazer uma massa consistente (o que se chama por fazer beurre manje). Reserve.

Num tachinho em lume brando coloque o leite, junte o beurre manje e mexa constantemente com a ajuda de uma vara de arames. A mistura estará pronta, quando o leite tiver a consistência de uma papa (como as papas dos bebés).

Desligue o lume e junte o chocolate (se usar pastilhas de chocolate é o ideal, senão deverá parti-lo em pedacinhos pequenos e semelhantes, para que derretam consistentemente). Vá mexendo e junte as gemas dos ovos (previamente batidas). Nunca deixe de mexer enquanto junta as gemas, pois não queremos que as gemas cozinhem. Adicione o extrato de baunilha e o frangelico. Reserve.

Faça as claras em castelo. Aqui está o truque para que o soufflé cresça convenientemente. As claras têm de ser batidas no ponto. têm de ficar fofas o suficiente, com bastante ar no meio para que quando levarmos a massa ao forno eles cresçam e torne aquela massa fofa e irresistível. Para isso bata as claras uniformemente, e quando estiverem a ficar com aspecto fofo junte os 15 g de açúcar. Mexa até fazer um bicos com a massa (conseguimos ver isso com a vara de arames que ao retirar faz um bico com a clara).

Envolva as claras em castelo com a massa de chocolate. E preencha as formas dos soufflés até 3/4.

Reduza a temperatura do forno para 180º, coloque os soufflés.
Eles estarão prontos quando crescerem.

mal saiam do formo coloque as nozes pecan por cima.
Depois de os retirar do forno terão cerca de 5 minutos para os comer enquanto estão altos. eles acabam por abater, por isso se for para oferecer a convidados, já sabem: levem ao forno mesmo na altura de ir para a mesa. 

No final tire-os do forno e saboreie juntamente com um chá de limonete... hummm que delícia! Foi uma festa aqui em casa… até a mana deu pulos dentro da minha barriga ;)

OUTRAS SUGESTÕES