TARTE DE MAÇÃ E CANELA

POR BE NICE MAKE A CAKE

TEMPO TOTAL: 45 mins | DOSES: 6 | DIFICULDADE: Moderado

Preparação: 25 mins | Cozedura: 20 mins

HISTÓRIA

Adoro as cores do Outono e tudo aquilo que vem com ele. São as últimas frutas do Verão, carregadas de sabor e cores bonitas. Um dos exemplos disso, e o que eu mais gosto são as maçãs. Vermelhas, verdes, amarelas, toscas e mal feitas, perfeitas para as famosas tartes de maçã. Por isso declaro aberta a época das sobremesas com esta fruta! Os fornos começam a ligar e há bolos perfumados nas cozinhas; muffins na mesa do lanche; compotas em frascos bonitos; bolachas estaladiças e claro esta deliciosa tarte de maçã e canela. Tudo isto com as maçãs mais saborosas do quintal (dos nossos ou do vizinho). 


Aqui em casa gostamos de tornar as coisas simples em tudo o que fazemos e da forma como vivemos, da mesma forma que optamos por transportar esta ideia também para as sobremesas e tudo o que colocamos na mesma. Mas o "simples" não implica ir ao supermercado e comprar a massa já feita, implica sim nos dedicarmos a transformar a base de qualquer receita, em algo mais rico, porque depositamos nela toda o nosso amor e carinho.  


Nada melhor do que sujar a bancada com farinha e misturar os melhores ingredientes para preparar uma boa massa de tarte, que neste caso será usada numa tarte de maçã.  
Enquanto uns fazem a massa, a tarefa dos outros é descascar as maçãs e cortá-las em pedaços, sem regras, não é uma receita para uma estrela Michelin. É uma receita de tarte de maçã com canela para um final de tarde feliz, com pessoas felizes e mais uma história feliz. 

INGREDIENTES E PREPARAÇÃO

Para a massa da tarte de maçã:
360 g Farinha sem fermento
90 g Manteiga muito fria
1 pitada Sal marinho
8 c. sopa Água
Para o recheio da tarte de maçã:
10 Maçãs (eu usei vários tipos: granny smith; bravo esmolfe; reineta)
100 g Açúcar
1 c. sopa Canela
Raspas de 1 limão
1 Ovo batido para pincelar
Açúcar demerara para polvilhar na massa

Comece por preparar a massa da tarte de maçã. Numa taça coloque a farinha, o sal e 90g de manteiga partida em pedaços. Com as pontas dos dedos comece a ligar os ingredientes até formar uma textura areosa. Nessa altura junte os restantes 90g de manteiga novamente partida em pedaços e envolva delicadamente. Não se preocupe, queremos mesmo que a massa fique com pedaços visíveis. Divida a massa da tarte de maçã em duas porções iguais e envolva a mesma em película aderente e leve ao frigorífico durante 1h. 

Entretanto descasque as maçãs e corte-as em pedaços de 1cm x 1cm aproximadamente. Enquanto faz este processo tenha uma taça com água e sumo de limão para ir metendo as maçãs descascadas de forma a não oxidarem.  

Depois das maçãs descascadas e cortadas, coloque-as numa taça com o açúcar e a canela por cima. Mexa bem e deixe repousar até ser hora de esticar a massa da tarte de maçã. Durante este tempo de repouso, o açúcar em contacto com a maçã vai ficar diluído e fica uma espécie de calda, chama-se a isto macerar a fruta. 

Entre dois pedaços de papel vegetal, estique cada porção de massa com cuidado. Com uma delas forre uma tarteira (previamente forrada com papel vegetal); com a outra corte várias tiras longitudinais. Coloque a maçã macerada por cima da base de tarte, assim como a calda formada.  
Entrelace a tiras de massa, e pressione igualmente a massa nos bordos da tarteira. Pincele a tarte de maçã e canela com ovo e polvilhe com açúcar demerara. 

Com o forno pré-aquecido a 180ªC, leve a tarte de maçã a cozer até ficar dourada e estaladiça. 
Deixe arrefecer antes de desenformar e servir.  

Ah, não se esqueça da Coca-Cola fresquinha que também faz parte das nossas cores de Outono.

OUTRAS SUGESTÕES