TARTE RUIBARBO E MAÇÃ

POR Frango do Campo

TEMPO TOTAL: 75 mins | DOSES: 8 | DIFICULDADE: Moderado

Preparação: 15 mins | Cozedura: 60 mins

HISTÓRIA

Heranças familiares

Desde que me lembro que os meus avós sempre tiveram uma pequena horta.
Em pequena estava sempre a perguntar-lhes o que plantar e qual a melhor altura para o fazer. O meu avô explicava-me pacientemente como as fases da lua influenciavam a produção. Aos meus olhos tudo aquilo era fascinante e adorava ir com a minha avó colher os tão preciosos frutos.
Depois veio a adolescência e a agricultura foi perdendo o encanto. Sabia que ter legumes e fruta biológica era uma bênção mas já não tinha paciência para plantar.
Até ao dia em que saí de casa e rumei a um destino a muitos quilómetros de distância. Ir ao supermercado e comprar tomates fora de época fez um clique em mim. Faltava sabor, verdade naquilo que comia.
De repente, dei por mim a ler sobre agricultura biológica e sempre que ia a casa dos meus avós fazia questão de ver cada colheita.
Um dia, o meu avô perguntou-me se queria plantar alguma coisa. Ter a minha própria colheita. Era a minha oportunidade de ver nascer, crescer e colher os frutos. Por mim!
Comecei com um arbusto de framboesas, depois de mirtilos, o ruibarbo, as pastinagas, as couves-de-bruxelas e já não quis parar. Sempre com a ajuda preciosa deles.
Cada vez que olho para as “minhas plantações” sinto uma pontinha de orgulho. Sei que os meus avós também. Como se um legado familiar não se fosse perder.

INGREDIENTES E PREPARAÇÃO

250 g Farinha trigo
100 g Manteiga amolecida
150 g Ruibarbo
6 Maçã
1 c. chá Canela em pó
1 c. chá Cardamomo
1 c. chá Gengibre ralado
150 g Açúcar
Sal

Para a massa, coloque a farinha e o sal num recipiente. Adicione a manteiga e com as pontas dos dedos misture. Adicione uma a uma, algumas colheres de água fria, as suficientes para a massa ficar toda ligada mas a despegar das mãos. Reserve.
Entretanto descasque e corte as maçãs. Corte os talos de ruibarbo em cubos e coloque toda a fruta numa panela e leve ao lume brando. Acrescente o açúcar e as especiarias.
Mexa bem e deixe ferver cerca de 10 a 15 minutos ou até a fruta se começar a desfazer. Deixe arrefecer na totalidade.
Divida a massa em dois bocados (um maior que o outro) e com o rolo da massa estenda a massa de maneira a forrar uma forma de tarte.
Coloque o recheio e com a restante massa corte umas tiras finas para dispor por cima da tarte, de forma a cobri-la.
Leve a tarte ao forno pré-aquecido a 180º durante cerca de 45 minutos ou até estar cozida.
Sirva com uma bola de gelado ou simplesmente polvilhada com açúcar em pó

OUTRAS SUGESTÕES