TORTA DE LARANJA DA BISA

POR inesduarte

DOSES: 4 | DIFICULDADE: Fácil

HISTÓRIA

Esta torta é muito especial para mim, aprendi a fazer com a minha bisavó, que era uma senhora espetacular, uma mulher extraordinária. Numa quarta à tarde, eu não tive aulas e a ela apetecia-lhe algo doce, então disse que me ia ensinar a fazer uma torta de laranja maravilhosa. E assim foi.

Releu a receita, pois já não se lembrava de alguns ingredientes e pusemos mãos a obra, começámos por ir buscar todos os ingredientes e utensílios que precisávamos e depois de tudo pronto, lá começamos a partir ovos, a raspar a laranja, aproveitar o sumo da mesma e por assim foi.

Esperei ansiosa pela torta que esteve num forno pouquinho tempo, mas que para mim nesse dia foi uma eternidade, pois foi a primeira vez que fiz um doce, e com uma pessoa tão especial a ensinar. Passado esse tempo, a minha bisavó, retirou o tabuleiro do forno, e virou para cima dum pano polvilhado de açúcar, nem imaginam a minha admiração, enrolou até parecer um canudo e meteu num prato.

Esperámos um pouco até arrefecer, e nessa tarde maravilhosa o nosso lanche foi um chá e torta de laranja. Foi uma tarde inesquecível, passados 3 anos ainda me recordo como se tivesse sido hoje, as histórias que a minha bisavó contava quando ensinava a minha mãe a cozinhar, e as gargalhadas que demos nessa tarde, foi muito bom.

Agora, eu já sou mais velhinha, e adorava que a minha bisavó estivesse aqui comigo para me ensinar mais receitas assim, para mais tarde ensinar da mesma maneira alguém mais novo.

INGREDIENTES E PREPARAÇÃO

Laranja
Açúcar
Farinha
Fermento
Ovos

- Raspar as laranjas, e retirar o sumo das mesmas.

- Numa taça, colocar as rapas das laranjas com o açúcar e mexer bem.

- A seguir adicionar, sumo das laranjas, o açúcar, a farinha e o fermento.

- Mexer tudo muito bem.

- Untar a forma com manteiga ou papel vegetal.

- Enverter para a forma o preparado.

OUTRAS SUGESTÕES