VIEIRAS EM COGUMELOS MOREL COM BARQUINHOS FOLHADOS

Por Coca-Cola

Número de pessoas: 4

INGREDIENTES E PREPARAÇÃO

160 g de cogumelos morel frescos ou 80 g de cogumelos morel secos
40 g de chalotas
40 g de manteiga
50 ml de conhaque
200 ml de natas
Sal e pimenta preta
4 vieiras frescas e limpas
2 rolos de massa folhada, 10 x 10 cm 

Se utilizar cogumelos morel frescos, corte-os a meio e ao comprido, retire as nervuras e mergulhe-os em água fria durante 5 a 10 minutos (sugestão: uma pequena quantidade de vinagre elimina quaisquer bactérias proporcionando aos cogumelos um sabor interessante). Enxague e escorra. Corte os cogumelos em fatias grossas e reserve. Se utilizar cogumelos morel secos, mergulhe-os em água fria durante 30 minutos e, depois, escorra a água dos cogumelos (mantendo uma pequena quantidade). Corte em fatias grossas e reserve.
Aqueça previamente o forno a 200° C. Corte os quadrados da massa folhada a meio na diagonal, coloque numa travessa de ir ao forno forrada com papel vegetal, pincele com gema de ovo e tempere com uma pequena quantidade de pimenta acabada de moer. Leve ao forno até os triângulos terem levedado e ficarem acastanhados. Retire do forno e reserve.
Corte as chalotas em pequenos cubos e frite lentamente com metade da manteiga numa frigideira até ficarem transparentes. Adicione os cogumelos morel e frite até os cogumelos deixarem de libertar líquido. Deite o conhaque e leve a ferver em lume brando até engrossar ligeiramente. Adicione as natas (e cerca de 100 ml da água dos cogumelos morel se tiver utilizado cogumelos morel secos) e leve a ferver até o molho engrossar. (Para confirmar a consistência, utilize o teste da colher. Quando o molho cobrir a parte de trás da colher numa camada contínua, significa que obteve a consistência correta.) Corte as chalotas a meio e ao comprido e frite no resto da manteiga. Após um minuto e meio em lume forte, rode e deixe acastanhar do outro lado. Disponha o molho dos cogumelos morel nos pratos previamente aquecidos, coloque as chalotas por cima e os barquinhos folhados. Sirva e desfrute!

OUTRAS SUGESTÕES