A melhor abóbora de Halloween e outros trabalhos manuais passo a passo

A noite mais assustadora do ano está quase a chegar e, como é óbvio, é impossível pensar nela sem nos lembrarmos das tradicionais abóboras de Halloween, as protagonistas de qualquer decoração que se preze. Adoramos a sua cor laranja, como um dos sabores de Fanta que mais gostas, e o seu aspeto tão assustador quanto simpático. Estes acessórios, que nasceram da tradição irlandesa, que chegou aos Estados Unidos para ficar, converteram-se numa referência em todo o mundo. Na tua casa não pode faltar uma boa abóbora de Halloween, pelo que vamos aproveitar para te dar alguns conselhos que servirão para fazeres a tua própria abóbora. Fica atento! É muito fácil de fazer e vamos explicar-te como fazer este e outros trabalhos manuais passo a passo.

Como fazer as abóboras de Halloween?

  1. Como é óbvio, o primeiro que precisamos é uma boa abóbora para ser decorada. Esse é o passo principal! Podes pedi-la à tua mãe, mas aconselhamos que sejas tu a escolhê-la, pois é parte do processo e acabarás por simpatizar com a tua abóbora... Vai rápido à frutaria ou ao supermercado mais próximo e escolhe uma boa abóbora. O melhor é procurar as que têm uma base plana para que se mantenham de pé. E, na medida do possível, é melhor uma superfície lisa, para que seja mais fácil decorá-la.
  2. O passo seguinte será, com a ajuda de uma faca e muito cuidado, cortar a parte de cima da abóbora como se fosse uma tampa. Depois, pega numa colher e começa a tirar as sementes e a polpa do seu interior. Toma atenção para não furares a casca grossa da peça, ou terás de comprar outra e começar tudo de novo.
  3. Se és um experto, não precisarás deste passo, mas para os principiantes é ideal (e mais fácil!) pintar as zonas a serem recortadas com um marcador. Ou seja, é preciso desenhar olhos com forma de triângulos e uma boca em ziguezague, típica das abóboras de Halloween. Também podes deixar voar a tua imaginação e fazer-lhe a cara que mais gostares... Mas para não teres surpresas desagradáveis, o melhor é procurar uma foto na internet e seguir as suas características.
  4. Cortar os detalhes da abóbora é mais fácil do que parece. A casca deste alimento é bastante dura, portanto terás de te esforçar um pouco e ter bastante cuidado. Escolhe uma faca bem afiada e com uma boa ponta para penetrar na abóbora e segue cuidadosamente os traços que marcaste sobre a superfície dura até deixar a silhueta da cara perfeitamente definida.
  5. Para terminar, e apenas nos momentos em que a abóbora está na escuridão e queres que dê medo, introduz uma vela acesa dentro e desfruta de um dos rostos de Halloween mais assustadores e divertidos

Outros trabalhos manuais para o Halloween

Como de certeza já sabes, criar a decoração perfeita para Halloween não é algo que se consiga apenas com abóboras. Por sorte, aqui na Fanta temos muitas outras ideias que te ajudarão a decorar qualquer espaço numa festa tão especial como esta. Por exemplo, pintar balões é uma boa ideia. Escolhe balões brancos e desenha caras de fantasmas ou caveiras, ou balões laranjas para recriar outro formato das tradicionais abóboras. Também podes desenhar morcegos, aranhas… Deixa voar a tua imaginação!

Nos meses antes da chegada do Halloween, deves começar a guardar os tubos de cartão dos rolos de papel higiénico ou papel de cozinha que encontres por casa. Com eles poderás criar pequenas bruxas pintando a sua superfície de preto e criando os chapéus com um pouco de cartolina da mesma cor. Podes usar o mesmo material para dar forma a pequenos morcegos que recriem o cenário de terror que estás à procura. Pinta as caras dos animais, dá cor aos tubos e junta-lhes umas asas feitas de cartolina.

Anima-te e põe mãos à obra porque tanto as abóboras como o resto dos trabalhos manuais para Halloween são fáceis de fazer e dão resultados espetaculares, por isso não percas a oportunidade de criar o ambiente terrorífico com que sempre sonhaste. Os teus amigos vão adorar!