O melhor presente para este Natal é um presente sustentável

O Natal aproxima-se e estamos todos já a pensar nos presentes que vamos pedir na nossa carta ao Pai Natal ou ao Menino Jesus. O mais importante dos presentes de Natal é a alegria de quem os recebe, assim como o carinho de quem os oferece. Por isso, um presente deve ser original, diferente e à medida de quem o vai receber.

Um presente sustentável é feito com materiais reciclados, de preferência fabricado por nós próprios. Será algo único, pessoal e vanguardista, porque como sabemos o DIY (Do It Yourself, faça você mesmo) está na moda. Estes presentes têm o valor acrescentado de serem responsáveis para com o ambiente, além serem realmente uma surpresa para o destinatário, que provavelmente não os espera. Por isso, o melhor presente para este Natal é um presente sustentável.

 

Ideias de presentes para o lar

Se já estamos convencidos de que queremos presentes muito pessoais e que seguem as tendências neste Natal, o que agora precisamos é de ideias. Podemos começar por presentes para o lar, que no geral são fáceis de fazer e do agrado de muita gente. Um dos presentes decorativos mais simples de preparar é uma almofada. Podemos fazê-la com tecidos que sobraram de outros projetos ou reciclar roupa que já não usa, principalmente de vestidos e camisas.

 

Ideias de presentes para o escritório

Entre os presentes clássicos de Natal encontram-se os utensílios e acessórios para a secretária do escritório. Estes também podem ser DIY. De facto, os suportes para esferográficas e lápis estão entre os trabalhos manuais mais fáceis de realizar, aptas para principiantes. Podemos limitar-nos a pegar numa lata velha e decorá-la a nosso gosto, mas também podem fazer algo mais original reutilizando, por exemplo, umas disquetes antigas de computador. Isto dará ao conjunto um toque de estilo muito curioso e um pouco retro.

 

Os presentes da moda

Os complementos e acessórios de moda também não escapam à tendência do faça você mesmo. Talvez seja complicado fazer tudo do zero nós próprios, mas podemos pegar nos mais básicos e personalizá-los com detalhes reciclados. Na foto vemos como dar um toque especial a umas sabrinas com um pouco de tecido. Poderá fazer o mesmo com pulseiras, brincos, colares, carteiras e até peças de vestuário.

 

Presentes sustentáveis para crianças

Não nos podemos esquecer dos brinquedos! De certeza que já ficou de olho no pequeno avião de brincar feito com latas de Coca-Cola. Estas latas são um bom material com o qual se podem fazer todo o tipo de figuras, mas sem dúvida que não é o único. Existem muitas opções de brinquedos feitos a partir de materiais reciclados ou reutilizados

Por exemplo, para conseguir um divertido e original boneco como o da imagem apenas necessita de caixas de ovos, tubos de cartão de rolos de papel e a lã que conseguirmos retirar de uma malha antiga.

 

Materiais e técnicas para criar presentes DIY

Quase tudo o que temos em casa e muitas das coisas que, infelizmente, deitamos fora todos os dias, pode servir de ponto de partida para um presente DIY sustentável. As garrafas de plástico, as latas, as caixas e até as cápsulas de café têm um grande potencial como elementos decorativos e para o fabrico de acessórios pessoais. Um potencial que muitas vezes não vemos.

É uma questão de puxar pela imaginação e procurar inspiração num grande número de tutoriais que podemos encontrar atualmente na Internet. Os materiais para os nossos presentes de Natal já os temos, apenas falta a paciência, algum jeito e um pouco de tempo para conseguir tão desejado detalhe: bonito, moderno e atual.

 

As técnicas para fabricar presentes a partir de materiais reciclados são muitas e muito variadas. Podemos escolher aquela que mais jeito nos der para assegurar que o nosso presente fica bonito e seja um êxito. Podemos recortar, colar, agrafar, forrar, pintar, coser, tricotar, fazer crochê... A técnica mais adequada dependerá da matéria-prima que escolher e do presente que quiser obter, mas poderá sempre procurar uma ideia que para si seja fácil de fazer e que agrade ao destinatário do presente.

 

No Natal o importante são os detalhes

No Natal não é tanto o objeto que oferecemos mas sim o carinho com que o escolhemos ou preparámos. É por isso que, além do presente, é também fundamental o embrulho. O papel de presente, o laço e a etiqueta são as primeiras coisas que o destinatário vê. Se o embrulho for bonito e a embalagem tiver sido embrulhada com esmero e carinho, o presente ganhará pontos.

 

Também nisto podemos seguir as regras da sustentabilidade e utilizar para os embrulhos caixas e papéis reciclados. Podemos fazer bonitos embrulhos com papel pardo e até com papel de jornal se acrescentarmos, por exemplo, um cordão e um raminho de abeto juntamente com uma etiqueta com o nome de quem irá receber o presente.

O melhor de dedicar tempo a fazer os presentes de forma personalizada e envolvê-los com mimo é que passaremos um bocado muito divertido. E o Natal é isto: dar, receber, agradecer e, sobretudo, desfrutar da época em todos os momentos. Se além disso pudermos ao mesmo tempo ser responsáveis com o meio ambiente e fomentar a sustentabilidade, ainda melhor.

Fotos | JlzStacie Stacie StacierintakumpuStacie Stacie StacieKham TranMassimoRomaginaleekim y Nomadic Lass