O que é a bebida refrescante de chá?

É apenas chá gelado? Mais ou menos – mas é importante compreender que o nome chá fresco pode na verdade referir-se a um sem número de coisas diferentes. Para ficar a conhecer verdadeiramente o chá fresco, deve observar duas coisas. Primeiro, a sua história – e de seguida a forma como é servido em todo o mundo.

 

Onde é que tudo começou?

 

As pessoas bebem chá há milhares de anos, mas só conseguimos ter a bebida refrescante de chá aproximadamente desde que fomos capazes de preservar o gelo. 

Supostamente, quando o gelo se tornou um produto comercial, não demorou muito tempo para que as pessoas começassem a experimentar – e em meados do século XIX, aparecia a primeira receita conhecida de bebida refrescante de chá (tanto quanto sabemos) num livro de receitas comunitário intitulado Housekeeping in Old Virginia (Cuidar do lar na Velha Virginia).

Mas o verdadeiro momento de glória da bebida refrescante de chá surgiu na Feira Mundial de St. Louis em 1904. Diz-se que o comerciante de chá Richard Blechynden estava a oferecer amostras do seu chá indiano, mas ninguém o queria beber num dia tão quente. Sem desanimar, Blechynden decidiu refrescar a sua mistura, vertendo-a através de tubos frios. Esta mistura – bebida refrescante de chá acabado de fazer – foi um sucesso imediato.

Blechynden fez-se à estrada com esta ideia, chegando eventualmente a Nova Iorque, onde ofereceu mais amostras a compradores sedentos. Não demorou muito tempo para histórias de bebida refrescante de chá circularem por todos os Estados Unidos…

 

Então e depois?

 

A bebida refrescante de chá tornou-se realmente popular durante a proibição, quando parece ter sido adotado como uma excelente alternativa ao álcool. Barata e com um sabor refrescante, a bebida refrescante de chá tornou-se ainda mais popular porque podia ser feito em casa. Várias combinações de frutas frescas (especialmente limão) e açúcar foram adicionadas ao chá fresco para o tornar mais doce. A Sra. Dull refere no seu livro de receitas de 1928 Southern Cooking (Cozinha Sulista): “ao bebida refrescante de chápode ser servida com ou sem limão, com um raminho de hortelã, um morango, uma cereja, uma fatia de laranja ou de ananás”.

 

Portanto, é gelo, chá e frutas – e é tudo?

 

Nem sempre. Na verdade, isto é apenas o início…

 

 

Há um mundo inteiro de bebida refrescante de chá para conhecer

 

Uma das melhores coisas sobre a bebida refrescante de chá é a forma como se altera dependendo de onde estiver. O NESTEA, que contém extrato de chá, oferece mais de 20 sabores, mas isso não é nada em comparação com as estranhas e maravilhosas variedades de chá disponíveis em todo o mundo. Se precisar de alguns carimbos no seu passaporte, aqui estão alguns dos locais que é simplesmente obrigatório visitar:

 

China

 

Pode ser o lendário local de nascimento de chá, mas a variedade de bebidas refrescantes de chá está apenas a começar a ganhar popularidade na China. Com chás ricos e ervas à disposição, os chineses tendem a não adoçar os seus chás frescos. Em vez disso, eles simplesmente concentram-se em extrair sabores naturais das folhas e ervas. Assim como chá preto e verde, os chineses são conhecidos por utilizar oolong e sabores de ervas no seu chá.

 

Hong Kong

 

O Yuanyang, feito com dois terços de bebida refrescante de chá e um terço de café fresco, é uma verdadeira instituição em Hong Kong. Todo a gente que o faz diz ter a sua própria receita. Esta bebida láctea pode ser servida super fresca com gelo, ou quente como uma bebida de pequeno-almoço.

 

Japão

 

Os japoneses levam a bebida refrescante de chá muito a sério. As lojas de conveniência no Japão vendem bebida refrescante de chá com quase todos os sabores imagináveis, mas os preferidos são as variedades de chá verde e chá oolong sem adição de sabores ou açúcar. Para as pessoas que adoram a bebida refrescante de chá, o Japão é definitivamente o destino de férias ideal.

 

Coreia do Sul

 

Não há nenhuma variedade preferida de chá na Coreia do Sul – na verdade, há tantos tipos de chá populares que pode ser difícil conhecê-los a todos. As variedades populares incluem chá de milho (oksus cha) e cevada (bori cha), que têm sabores fortes e amargos. A bebida refrescante de chá na Coreia do Sul é servida gelada ou à temperatura ambiente, mas raramente com gelo.

 

Tailândia

 

Os tailandeses têm uma abordagem diferente à bebida refrescante de chá. O Cha Yen, ou chá tailandês, é feito com chá de Ceilão e leite (o leite evaporado, o leite de coco e o leite gordo encontram-se entre as opções utilizadas). O sabor adicional vem de especiarias como a canela, o anis, a baunilha, o tamarindo moído e o cardamomo. Estas dão ao chá fresco tailandês uma cor laranja peculiar.

 

Índia

 

Não se pode falar sobre o chá indiano sem mencionar o masala chai. Esta mistura de chá preto, ervas aromáticas e especiarias é popular na Índia há vários séculos, por isso é também, naturalmente, a bebida refrescante de chá preferida. Os indianos tendem a fazer o seu chá fresco muito forte, com uma grande colher de açúcar e aromatizado com canela, cardamomo, gengibre e uma pinga de leite.

 

Europa

 

Na Suíça, bebe-se mais bebida refrescante de chá per capita do que em qualquer outro país na Europa. Em toda a Europa, não se bebe apenas Chá Preto, mas também Chá Verde. 

 

América do Sul

 

Neste continente, a evolução da sua própria cultura do chá deu-se separadamente do resto do mundo. Yerba mate – uma planta originária da região amazónica – forma a base da bebida popular mate cocido. Este, tal como o chá fresco, pode ser servido frio com frutas para criar uma bebida refrescante e doce – perfeita para o clima quente da América do Sul.

 

Estados Unidos da América

 

O mundo adora a bebida refrescante de chá, mas os EUA levam esse amor mais longe. Eles têm o Dia Nacional da Bebida Refrescante de Chá (10 de junho) e consomem em média cerca de 11 mil milhões de litros de bebida refrescante de cháano. A bebida refrescante de chá americana é simples e clássica – chá escuro sobre gelo, duas colheres de açúcar, e um pouco de fruta de sabor intenso, servida num copo alto (ou tal como é chamado nos EUA, um “copo de bebida refrescante de chá”).

 

Porque é que o chá é tão bom?

 

Além de um sabor fantástico, que é o fator mais importante na bebida refrescante de chá, tem uma história rica e fascinante. Saiba mais sobre chá, aqui

 

Quer saber mais sobre a NESTEA?

 

Gosta do NESTEA? Com mais de 20 sabores disponíveis em todo o mundo, certamente que também vai gostar das bebidas da NESTEA